Inscrições Instituições/Escolas Participantes Projectos de Plantação Sugestões de Árvores a Plantar
A Celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica vai sair para a rua no Dia do Carbono, 21 de Março (Dia Internacional das Florestas). Mantendo a tónica da sustentabilidade das celebrações internacionais destacamos, neste Dia do Carbono, o papel fundamental das árvores na fixação do Carbono (CO2 atmosférico). Esta iníciativa visa alertar a comunidade, em especial os jovens, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Celebramos, simultaneamente, a Química e a importância da Sustentabilidade no equilíbrio do nosso planeta!
Receberão material de divulgação preparado pela Sociedade Portuguesa de Química:
(As árvores não são oferecidas pela Sociedade Portuguesa de Química, terão de ser adquiridas pelas respectivas escolas/instituições. Ás escolas inscritas depois do dia 11 de março não garantimos a entrega de placas identificativas da comemoração (placas de chão e de parede).
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1502 árvores
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Agrupamento de Escolas de Arganil - Escola Secundária de Arganil | Escola da APEL - Associação Promotora de Ensino Livre, Funchal | Agrupamento de Escolas da Sé - Escola Carolina Beatriz Ângelo, Guarda | ||
No âmbito da área Cidadania e Desenvolvimento e com o tema Sustentabilidade Ambiental, pretende-se reflorestar uma área afetada pelos incêndios de 2017 com a plantação de 118 árvores na Mata da Margaraça integrada na Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA). - Miquelina Mendes |
A Escola da APEL estabeleceu uma parceria com o Governo Regional através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais pelo seu Instituto da Floresta e da Conservação Natureza onde serão disponibilizadas 118 árvores e uma área para reflorestação, nas serras do Funchal, que foram afetadas por incêndios em 2016. - Gonçalo Faria |
Esta iniciativa será realizada pela Câmara Municipal da Guarda que plantará duas Tabelas Periódicas Vivas, uma na escola CBA e outra no Parque Polis. Em cada plantação, serão plantados 118 arbustos e plantas correspondentes aos 118 elementos de acordo com a seguinte distribuição (ver). - Sandra Grácio |
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Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã | Escola Cardeal Costa Nunes, Açores | EPAMAC - Escola Profissional Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses | ||
O objectivo será a plantação de 118 árvores que serão distribuídas pelas três unidades e escolas primárias pertencentes ao agrupamento. - Sandra Costa |
Serão plantadas 118 árvores no parque localizado junto à escola. Esta atividade irá realizar-se em colaboração com a Câmara Municipal da Madalena e os Serviços Florestais do Pico. - Márcio Silva |
Os alunos dos cursos Técnico de Gestão Equina e Técnico de Produção Agropecuária irão plantar 118 árvores com a forma da Tabela Periódica. As famílias irão ser representadas por espécies diferentes de árvores e cada elemento será associado a uma árvore e a um aluno que, enquanto estiver a frequentar a escola, irá cuidar dela! - Fernanda Pinto |
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Agrupamento de Escolas de Penacova, Penacova |
Escola Secundária Dr. António Granjo |
Sanatório de Mont'Alto, Valongo | ||
Serão plantadas 118 árvores identificando cada uma com um elemento da Tabela Periódica. Plantação será feita numa área afetada pelos incêndios de 2017 (a escola insere-se numa das zona de calamidade). - Margarida Figueiredo |
Serão plantadas na escola sede do Agrupamento Dr. António Granjo 14 árvores/arbustos. A cada turma do 3.ºCEB foi lançado o desafio de escolher uma árvore ou arbusto autóctone para plantar no recinto da escola a qual ficará para sempre associada a esse grupo de alunos. O clube de Ciência e do Ambiente também ficará responsável pela escolha e plantação de um exemplar. Para a dinamização da atividade foi solicitada a colaboração da Câmara Municipal de Chaves, dos alunos e respetivos Encarregados de Educação. - Natércia Soares
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Esta é uma Iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Gondomar, Paredes e Valongo no âmbito do projecto das Serras do Porto. Serão plantadas 118 árvores num lote junto à Capela da N. Srª dos Chãos, um terreno com excelentes vistas panorâmicas para a cidade do Porto. Durante o evento será feita uma largada de 118 pombos assim como jogos complementares desde question papers a puzzles alusivos à Tabela Periódica, com entrega de prémios aos vencedores. Será ainda feito um estudo LCA (Life Cycle Assessment) para se poder conhecer o impacto global associado a este ato de plantação das 118 árvores - Cristina Delerue Matos
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Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz |
Agrupamento de Escolas de Eixo | Escola Básica 2,3 D. António de Ataíde | ||
O projecto compreende a plantação de 3 plantas, uma por cada turma do 10º ano. As plantas serão plantadas na nossa escola que foi afectada pelo furação Leslie, em Outubro de 2018. - Margarida Albuquerque
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Pretendemos plantar 43 árvores. Resultante da parceria que o AE de Eixo tem com o grupo RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel irão ser plantadas 40 árvores (essencialmente autóctones) numa área de reflorestação pertencente ao instituto e 3 árvores no espaço da escola. Estas últimas, três exemplares de Quercus robur, resultam de uma sementeira de bolotas realizada pelos alunos, no dia da floresta autóctone, em novembro de 2017, no âmbito de ações relacionadas com a catástrofe dos incêndios em Portugal. - Luciana Traqueia
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A Escola D. António de Ataíde, em Castanheira do Ribatejo, aceitou o desafio proposto pela SPQ e, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, vai plantar 6 árvores. Os alunos do Clube Ciência Viva irão sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância das árvores na diminuição do dióxido de carbono atmosférico e para a importância dos pequenos gestos que todos os cidadãos podem ter no seu dia-a-dia na redução da pegada ecológica, principalmente, ao nível da política dos 7R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar, Recuperar, Repensar, Reeducar).
- Rita Roda Felix
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Instituto Politécnico de Tomar |
Escola Básica Marquês de Marialva - Cantanhede |
Escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro |
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O Instituto Politécnico de Tomar em colaboração com os Agrupamentos de Escolas dos Templários e de Nuno de Santa Maria irá proceder à plantação de 3 árvores no dia 21 de Março, associando-se assim ao Dia do Carbono. O objectivo será sensibilizar a comunidade estudantil de Tomar para a importância da Química como ciência chave para a sustentabilidade ambiental. - Valentim Nunes
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A nossa escola tem estado em obras para melhoramento dos espaços interiores e exteriores. Assim, a nossa intenção é contribuir para o embelezamento do jardim da escola com a plantação de, pelo menos, uma árvore e apelar aos nossos alunos para o seu cuidado e preservação. Paralelamente, será feita uma sensibilização de toda a comunidade escolar sobre a importância das árvores na diminuição do dióxido de carbono atmosférico e o contributo de cada cidadão para a redução da sua pegada ecológica. - Clorinda Branco
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No âmbito do Dia do Carbono, foi proposta aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico a plantação de uma árvore/arbusto autóctone. Os alunos serão responsáveis pelo preservação da referida árvore enquanto estiverem na escola. Para objetivação da atividade os alunos explorarão em aula a importância dos seus contributos como cidadãos para a redução da pegada de carbono e pegada ecológica. - Lara Alvar
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Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira |
Escola Profissional da Serra da Estrela | Escola Secundária do Sabugal | ||
A Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, em colaboração com a Câmara Municipal do Seixal irá, no dia 21 de Março, plantar 10 árvores, no espaço exterior da escola. Estão envolvidas no Projeto, desenvolvido pelos professores das turmas de de 3º ciclo em parceria com o Projeto Eco- Escolas. - Teresa Guerreiro
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A Escola Profissional da Serra da Estrela em colaboração com o Clube de Ciência Viva da Escola e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela pretende plantar sete árvores, uma por cada período da Tabela Periódica, na cidade de Seia. Em simultâneo serão preparados um cartaz informativo acerca dos elementos químicos que constituem as árvores de uma maneira geral. Brochura - Estela Silva
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Os nossos alunos de 5º, 6º e 12º anos vão plantar 5 árvores nos espaços exteriores da escola sendo que, no futuro, serão responsáveis pela manutenção/vigilância do crescimento das mesmas. Pedimos orientação/apoio da Reserva Natural da Serra da Malcata que nos fornecerá árvores, autóctones, que se possam vir a manter no solo que temos na escola. Propusemos, também, aos alunos a escolha de nomes para as árvores. Os nomes serão escolhidos de entre os 118 símbolos químicos da Tabela Periódica e serão gravados numa placa identificativa de cada espécie plantada neste dia. - Ana Margarida Maximiano Ferreira
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Escola Básica Júlio Dinis |
Escola Secundária de Penafiel | |||
Os alunos turmas de 9º ano da Escola Básica Júlio Dinis, Gondomar, com a colaboração a Associação de Pais do Agrupamento, irão plantar nove árvores no recinto escolar. Nas aulas de Cidadania, após análise de notícias alusivas ao tema, irão medir a sua pegada de carbono, debater os resultados obtidos e sugerir formas de redução das emissões de CO2. - Lúcia Ramos
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Tem sido prática na Escola, nos últimos anos, desenvolver uma atividade , dinamizada em parceria com a associação de pais, que pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância da sustentabilidade e, nesse âmbito, da necessidade de preservar a floresta. Assim, a cada turma do 7º ano (no total de sete) é atribuída uma árvore (autóctone, de preferência) que será trabalhada na disciplina de Ciências Naturais (pretende-se que façam um estudo envolvendo as características da espécie, a distribuição em Portugal, a sua importância, etc). Na disciplina de Físico-química tratar-se-á do papel do carbono, alertando para a importância das árvores na sua sequestração e regeneração de oxigénio através da fotossíntese. Nas disciplinas de línguas (Português e língua estrangeira) é abordado o tema da poesia ligada às árvores, no âmbito do dia da poesia. Este trabalho culmina com uma apresentação à comunidade escolar, na noite do dia 22 de março (por ser sexta-feira, conseguindo-se, desta forma, a participação de um maior nº de encarregados de educação). Cada turma apresenta a sua árvore, que depois será plantada no jardim da escola. - Sílvia Machado
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Instituto Superior de Engenharia de Coimbra |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
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O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra aceitou o desafio proposto pela SPQ e irá proceder à plantação de 1 árvore no dia 21 de março, associando-se assim ao Dia da Floresta alertando, através do elemento carbono, para a importância das árvores na sua sequestração e regeneração de oxigénio através da fotossíntese. - José Manuel Sousa
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Na tarde do dia 21 de março, entre as 14h30 e as 18 h, 25 alunos da Escola Secundária Morgado de Mateus, 28 alunos da Escola Secundária de S. Pedro e vários alunos da Licenciatura em Bioquímica, acompanhados pelos respetivos professores, vão deslocar-se a Benagouro (a 15 km de Vila Real) para participarem na plantação de 118 árvores num terreno da Câmara Municipal e já preparado para a plantação. (Mais informações) - Comissão Organizadora, UTAD
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(pelo Arquitecto Paisagista Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto)
Árvores pequenas/grandes arbustos de pequeno médio porte com significado cultural/ornamental na paisagem portuguesa (solos ácidos): 1. Camellia japonica (várias cultivares cada uma de flor diferente); 2. Magnolia denudata, magnolia x soulangeana; Magnolia liliiflora; Magnolia grandiflora; 3. Rhododendron arboretum; 4. Prunus avium; Prunus cerasus; Prunus serrulata 'Kanzan'; Prunus 'Accolade'; Prunnus serrula; (Cerejeiras de flor).
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Árvores pequenas/grandes arbustos com significado cultural/frutícula na paisagem portuguesa: 1. Citrus sinensis (laranjeira); Citrus reticulata (tangerineira); Citrus limon (limoeiro); 2. Malus sp. (macieira); Pyrus sp. (Pereira); Prunus sp. (abrunheiros e ameixeiras); 3. Punica grantum (romanzeira); Ficus carica (figueira); Olea europaea europea (oliveira); 4. Corylus avellana (aveleira); Cydonia oblonga (marmeleiro); Diospyrus kaki (diospireiro).
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Árvore de médio porte com significado cultural na paisagem portuguesa: 1. Juglans regia (nogueira); 2. Morus alba e Morus nigra (amoreira); 3. Laurus nobilis (loureiro); 4. Eryobotria japonica (nespereira ou magnoeiro).
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Árvores pequenas/grandes arbustos com valor autóctone: 1. Arbutus unedo (medronheiro); 2. Prunus lusitanica (azereiro); 3. Taxus baccata (teixo); 4. Crataegus monogyna (pilritiero).
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Árvores de grande porte com significado cultural na paisagem portuguesa: 1. Quercus robur (carvalho roble ou alvarinho); 2. Quercus suber (sobreiro); 3. Castanea sativa (castanheriro); 4. Pinus pinea (pinheiro manso).
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O Dia do Carbono na Televisão, Jornais e Portais de Notícias e Redes Sociais.